sexta-feira, 9 de julho de 2010

Só pra constar: eu não sei falar do cosmos

O meu silêncio constante ganha contornos de silêncio de ginasta russo antes da competição de trave, quando o assunto ao meu redor começa a gravitar em torno do cosmos. Eu já tentei, já fiz cara de conteúdo, mas não dá. Se no meio de uma cerveja, o camarada ao lado começa a falar que existe uma energia que emana das ruínas de Marte e quando se encontra com os anéis de Saturno produz uma força cósmica que explica a nossa existência na terra, eu me calo ad infinitum.

Começo a acreditar que preciso me espiritualizar mais. Quem sabe virar produtor cultural, assessor de imprensa de um astrólogo famoso, mas algo precisa ser feito. Eu preciso acreditar que quando você sai de casa e vai para um bar, é culpa do cosmos. Ou quando o preço do tomate sobe, também é culpa do cosmos. Que esse tal de cosmos também tem culpa quando o saldo da sua conta corrente fica negativo, algo que sempre acontece a partir do décimo dia do mês. Posso não conhecer esse camarada, mas pelo visto ele tem uma disciplina digna de registro.

Talvez eu não queira mesmo é me aproximar de quem fala do cosmos. Quem tenta explicar tudo pelo cosmos. Essas pessoas parecem fugir de alguma verdade colocando a culpa nesse pobre coitado que às vezes não tem culpa de nada, mas é culpado por tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário