sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A aula de Pilates e a flexibilidade que não tenho

Até a última quarta-feira, o Pilates era para mim uma prática só feita por aqueles que estão habituados a comer em self-service de restaurante natural. Sei que uma coisa não tem nada haver com outra, mas sempre achei que pilates era a yoga revisitada. Mas eis que uma coluna precisando de ajustes me fez conhecer tal prática esportiva ( não sei se essa é a melhor expressão).
E lá, eu me encontrei com um mundo novo. Um espaço que deve ser a sessão da tarde das atletas de Ginástica Rítmica Desportiva da Bielorrusia,  mas pra mim foi sofrimento em sua mais perfeita tradução. Fiquei intrigado como a senhora do meu lado, na casa dos 50 e tantos, colocava o umbigo na testa, a mão no pé, a cintura na cabeça e ainda dava um sorriso reconfortante pra mim, que só a falava ao professor que não conseguia  terminar os exercícios. Diante da minha incapacidade, o nosso diálogo foi quase infantil, era como se eu tivesse aprendido a contar só até 5.
Ele: faça 3 de 12 desse aqui.
Eu: 1......2........3.......4........5........posso mudar?
Ele: tente essa aqui 3 de 12
Eu:   1......2........3.......4........5........posso mudar?
Era tudo muito doido. Fora que era muito leeeeeeento, devagaaaaaaaar, algo que não consigo acompanhar. Sou ansioso desde 1975 e não consigo diminuir a velocidade, apesar de saber que preciso.
Mas hoje continuarei tentando. Quem sabe não chego até o 10 e aprendo a respirar. Só sei que o pilates me mostrou mais uma coisa que não sei. Assim como não sei dirigir carro, andar de bicicleta, usar compasso, trocar cartucho de impressora, também não sei respirar. Para minha sorte, tenho um monte de coisas para aprender na vida. Triste de quem acha que sabe de tudo.

2 comentários:

  1. É isso aí amigo, sempre em frente! Eu tenho três meses de pilates e ainda não sei respirar. hehehe. Mas você é mais inteligente e há de aprender rapidinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim seguindo links e acabei caindo aqui... e me identifiquei totalmente com este post. Eu tb sou a pessoa desprovida de flexibilidade que tem inveja das velhinhas que conseguem alcançar os próprios pés. Nunca tentei pilates, mas tenho certeza que, como quase todos que iniciam essa modalidade, descobriria que não sei respirar. Prefiro não saber.
    Em todo caso, boa sorte!

    ResponderExcluir